LABORATÓRIO SERPA GAMES
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Resposta aos bugs encontrados por Joseph, inicialmente postado no CRM.

2 participantes

Ir para baixo

Resposta aos bugs encontrados por Joseph, inicialmente postado no CRM.  Empty Resposta aos bugs encontrados por Joseph, inicialmente postado no CRM.

Mensagem por Admin Ter Jun 28, 2016 11:52 pm

Fala amigão,

Vamos lá...

Sinceramente, não faço ideia do que fiz para funcionar. Em um momento, a tela inicial dizia "Iniciar Projeto" (ou alo parecido), além dos comandos carregar e sair. Em outro momento, o comando "Iniciar" foi substituído por "Editar Projeto" e no topo da janela, em uma pequena aba de texto havia o nome da pasta do projeto.

Então, está certinho, é assim mesmo! Ao aparecer Editar Projeto significa que seu projeto já está carregado.É só clicar neste botão e começar.

Quando instalei a engine, um ícone foi criado no menu iniciar e outro na área de trabalho. Observei que se eu abrir a engine por este(s) atalho(s), ao clicar em "Carregar Projeto", a janela vai se fechar e não vai tornar a abrir. Logo, para criar um projeto preciso criar o mesmo pelo comando "Iniciar", depois só é possível carregar o jogo pela pasta do mesmo abrindo o "Adventure_creator"

Bem, abrir um projeto em um primeiro momento pode demorar um pouco, pois ele gera os index das casas. Depois ele abre rapidamente. Será que você está aguardando o suficiente?
Hum...Vou estar verificando isso aqui. Respondo lá no fórum depois dos testes.

A janela de criação de mapa é bem precisa. O fato das paredes serem geradas automaticamente é bem prático, mas no início é um demônio, pois é difícil se localizar mesmo com o minimapa. Com a prática isso pode melhorar, acredito. E pelo fato de eu não ter conseguido testar um mapa jogável ainda, uma dúvida: para a parede ser gerada é necessário que haja um objeto nela? (Janelas e etc)

Não! Não é necessário ter um objeto. Lembre-se, para não surgir dúvidas, que você poderá criar 3 tipos de "paredes", normal, falsas, invísiveis.

Quase todas as janelas estão com problemas no tamanho. Na janela de criação da "casa", por exemplo, minha resolução não me permite ver o botão "Salvar", logo é impossível criar um único mapa jogável. Minha resolução é 1366x768. Para que o usuário não precise modificar a resolução sempre que for usar a engine, sugiro deixá-la em fullscreen ou ao menos tornar as janelas redimensionáveis.

Sabia que isto poderia acontecer.kkkkk. Eu tive muita dificuldades em tentar achar um padrão, na época que estava iniciando este projeto, quase todas as telas ainda tinham formado 4:3...vou ver o que posso fazer a respeito. Cara manda uma imagem de como está aparecendo para você, preciso ter uma idéia visual. Manda lá no fórum para gente não intupir este post aqui no CRM.rsrsrsrs .

Ao criar uma nova classe, é preciso criar um arquivo .txt para habilitar suas habilidades? Caso este arquivo seja gerado automaticamente, o erro foi meu.

Não precisa criar nada. O certo é ele fazer isto tudo automático. Após criar a classe, as skills básicas são criadas/copiadas e associadas a classe que criou. Isto para lhe dar uma base para que você crie suas próprias skills.

Ao editar o database, sempre que excluo algum objeto (item, classe, inimigo), a imagem referente a ele também é excluída da pasta, obrigando o usuário a importá-la novamente.

Mas é assim mesmo que se deve proceder para não sobrecarregar seu projeto de recursos que não irá usar. Veja bem, para os inimigos existe a separação entre recursos e entidades. Deletar o recurso automáticamente vai deletar as imagens e aúdio. Deletar as entidades somente deleta o inimigo criado e não seus recursos. E novamente, assim deve acontecer. Para itens e classes não existe esta distinção, recursos e o ativo em si. Ao deletar um item, deleta sua imagem e tudo o mais. No caso do item para facilitar, existe a opção de duplicar o item. Use ela para criar itens com a mesma imagem. Tudo isso é feito para que você use realmente o que vai precisar. Então só delete coisas quando tiver certesa do que deseja fazer. Aqui não trabalho como o rpgmaker com um rtp separado...na verdade o "rtp" ta dentro do seu projeto e você deve gerenciá-lo a sua maneira. Isto é feito para não existir uma obrigação de instalar um rtp para jogar um jogo e para incentivar que as pessoas criem seus próprios recursos. Nada impede de você criar tudo que quiser e ao final do seu projeto, deletar o que não serve mais.

Forte abraço!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 8
Data de inscrição : 19/06/2016
Idade : 41

https://labsg.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Resposta aos bugs encontrados por Joseph, inicialmente postado no CRM.  Empty Re: Resposta aos bugs encontrados por Joseph, inicialmente postado no CRM.

Mensagem por Admin Qua Jun 29, 2016 12:47 am

Fala Joseph,

Eu fiz os passos os quais você cita abaixo que teve dificuldades:

Quando instalei a engine, um ícone foi criado no menu iniciar e outro na área de trabalho. Observei que se eu abrir a engine por este(s) atalho(s), ao clicar em "Carregar Projeto", a janela vai se fechar e não vai tornar a abrir. Logo, para criar um projeto preciso criar o mesmo pelo comando "Iniciar", depois só é possível carregar o jogo pela pasta do mesmo abrindo o "Adventure_creator"

Verifique se você fez exatamente isso, e onde nestes passos o erro acontece. Aqui como você pode ver abaixo funcionou legal.(Leve em conta que instalei do zero e criei um projeto novo antes)

1)Abri pelo atalho

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

2)Cliquei em carrega projeto
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

3)Procurei e abri a pasta do projeto
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

4)Procurei o arquivo .asg na pasta do projeto
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

5)Abrir o projeto
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

6)Recebi a mensagem de abertura e cliquei em ok
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

7)O projeto foi aberto e me deu a opção de editá-lo, então cliquei em editar e...
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

7)Ta aí...
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Como disse acima...apesar disto parecer bobo e metódico, apenas me confirme onde exatamente foi o erro e se da alguma mensagem para você. Não se esqueça de mandar, quando puder, uma imagem de como estão as interfaces do programa em seu monitor/resolução.

Forte abraço!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 8
Data de inscrição : 19/06/2016
Idade : 41

https://labsg.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Resposta aos bugs encontrados por Joseph, inicialmente postado no CRM.  Empty Re: Resposta aos bugs encontrados por Joseph, inicialmente postado no CRM.

Mensagem por Joseph Poe Qua Jun 29, 2016 4:16 pm

Agora sim está explicado. Vou fuçando aqui e acabo pegando o jeito. Mas sobre o "Carregar Projeto", a janela simplesmente desaparece como avisado. Mesmo depois de quinze minutos ela não reaparece. Mas nesse caso, pode ser um problema com meu notebook que é um pouquinho obsoleto. Abrindo pelo "Adventure_creator" não há problema algum. Admito que estou com problemas gravíssimos para criar as paredes, mas devo resolver dando uma lida mais atenta no Manual. Sobre o database, bem pensado. O RPG Maker, por exemplo, deixa os usuários preguiçosos e confortados com o RTP.
Joseph Poe
Joseph Poe

Mensagens : 2
Data de inscrição : 28/06/2016
Idade : 28
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Resposta aos bugs encontrados por Joseph, inicialmente postado no CRM.  Empty Re: Resposta aos bugs encontrados por Joseph, inicialmente postado no CRM.

Mensagem por Admin Qui Jun 30, 2016 12:55 am

Beleza então,

A dica que lhe dou sobre as paredes seria:

Sempre guie-se pela Rosa dos ventos. Fixe em sua mente os pontos cardeiais como eles são utilizados no jogo.
Repare que os pontos cardeais sempre são representados por cores(azul, verde, amarelo, vermelho) em qualquer referência a eles no programa.

Relendo o manual aqui, em determinada parte, eu falo que é obrigatório seguir a Rosa dos Ventos em páginas com interface directions, porem isso só é válido se existe uma continuidade entre elas. Nada impede de você "linkar" uma página a outra distante dela, ou mesmo de outro mapa(aliás você deverá fazer isso para trocar de mapa. Certo ?)

Abaixo está uma imagem onde explico algumas coisas interessantes: (E provavelmente seriam dúvidas suas no futuro)

Clique nela para ampiá-la:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Forte abraço!

Note: Vou ver o lance aqui de como habilitar imagens e links para os usuários do fórum.


Última edição por Admin em Seg Jul 04, 2016 6:57 am, editado 1 vez(es)
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 8
Data de inscrição : 19/06/2016
Idade : 41

https://labsg.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Resposta aos bugs encontrados por Joseph, inicialmente postado no CRM.  Empty Re: Resposta aos bugs encontrados por Joseph, inicialmente postado no CRM.

Mensagem por Admin Qui Jun 30, 2016 1:32 am

Eu lhe enviei uma mensagem privada sobre o lance de você não conseguir manda imagens e links, mas fiquei na dúvida se vai receber. Smile

Só confirme ai.

Forte abraço!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 8
Data de inscrição : 19/06/2016
Idade : 41

https://labsg.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Resposta aos bugs encontrados por Joseph, inicialmente postado no CRM.  Empty Re: Resposta aos bugs encontrados por Joseph, inicialmente postado no CRM.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos